31 dezembro 2012

Resenha: Morte e Vida de Charlie St. Cloud



Primeiro tenho que pedir desculpas pelo grande intervalo entre as postagens. Ainda estou arrumando muita coisa no blog, mas estou quebrando a cabeça mesmo é com o domínio, que já está comprado a um bom tempo, mas tem dado erro com o blogger, com o final do ano, estão só me enrolando para me darem uma resposta a respeito. Então o jeito é continuar com o domínio que está até tudo resolver (pelo visto, ano que vem!).

 Li esse livro no início do mês, mas só hoje pude ver o filme, então fiquei com muita vontade de fazer a resenha.

Morte e Vida de Charlie St. Cloud
Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito
Tradução: Ivar Panazzolo Junior

Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.”

O livro começa falando em milagres, uma coisa que eu realmente acredito. Muitas pessoas me acham fria em relação a muita coisa, mas quando ouço histórias de coisas inexplicáveis que já aconteceram, eu não resisto. Esse livro me ganhou logo na introdução, onde Florio Ferrente, o bombeiro que muda a vida do personagem principal, Charlie St. Cloud, conta histórias incríveis de sua profissão. 

Como a sinopse já conta, o livro é sobre a vida de Charlie, uma pessoa de muita personalidade que é muito ligado ao seu irmão mais novo, Sam, que morreu em um acidente de carro. A ligação dos dois é muito cativante e emocionante.

Charlie, em um dia de serviço, encontra Tess Carroll (uma personagem de que início não me cativou muito, mas depois se tornou uma pessoa muito especial), uma velejadora famosa da pequena cidade que está pronta para sua volta ao mundo, eles tem alguns encontros, e a partir dai, muita coisa acontece. 

Florio tenta mostrar a Charlie que ele recebeu uma segunda chance de Deus por um motivo especial, ter conhecido Tess em uma tarde no cemitério foi onde tudo começou.

Muitos falam que a história é muito previsível, mas ai que está, você sabe desde o que início o que está acontecendo, mas os personagens não, eles vão descobrindo aos poucos, sem deixar a história entediante. 

A história é bem emocionante, fala sobre partidas e esperanças, e mexe muito com os sentimentos. Gostei muito da narrativa do autor, é bem fácil de seguir, e muito bem explicada.

Achei muito interessante esse livro também, porque no meio dos acontecimentos, o autor colocou várias informações e dados importantes sobre o dia a dia, muitas curiosidades sobre barcos, doenças e afins, e não ficou apenas preso nos acontecimentos do livro.

Tornou-se um livro muito especial para mim, sem dúvidas. 

Destaque especial para uma parte que o autor colocou sobre as fontes que ele usou para escrever o livro, dando crédito a todos que o ajudaram, os agradecimentos e também ao especial sobre os projetos do filme, assim como ao trabalho do autor em um cemitério de verdade. 

Agora sobre o filme, fiquei meio decepcionada, eu sei que livros são sempre melhores que filmes, mas não achei que fizeram uma adaptação muito digna. O filme em si não é ruim, mas acho que não conseguiram captar bem todo o drama e passar toda a emoção que o livro trás. 

Gostei bastante das atuações, e a química entre Charlie St. Cloud (Zac Efron) e Sam St. Cloud (Charlie Tahan) ficou realmente cativante. 



“Que ele viva em paz.”



Livro no skoob: Morte e Vida de Charlie St. Cloud 
Nota:




11 comentários:

  1. Ooo sua linda, valeu pelo lindo comentário no blog.
    Putz!! Que chato esse problema com o domínio, por isso que não compro o meu :)
    Bom, amei sua resenha, ela me instigou a querer ler o livro, apesar que nunca ter tido interessante, mas esse é o trabalho de uma ótima resenha. Me lembrou os livros de Sparks.
    Parabéns e Feliz 2013.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  2. Eu compro meu domínio pelo serviço do Blogger e dessa vez, quando fui renovar meu pacote, deu certos probleminhas também. Enfim, eu confio mais pagar direto para eles do que por uma agência indireta, sabe? :P
    Gostei muito da sua resenha. Já li o livro e assisti ao filme também e goste bastante! Como dei algum intervalo entre o livro e o filme, acabei nem notando essa falta de emoção, mas é uma pena quando percebemos isso, né? :/
    Enfim, gosto bastante das atuações do Zac. Acho que ele põe a alma quando grava, apesar de sempre me lembrar High School Musical. :P AUHSUASH

    Beijinhos e que 2013 seja um ano maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Fiquei feliz em saber que você tá voltando a postar. Quando a gente precisa de algum serviço dessas empresas, é um parto pra conseguir. Eles enrolam o máximo de tempo que conseguem, unf.
    Enfim, eu só li o livro e também achei que é emocionante, e não entendiante. Às vezes o livro até pode ser cliché, mas é gostoso de ler. Ainda não vi o filme - só algumas partes - e, mesmo sabendo que vou me decepcionar (isso sempre acontece) tenho curiosidade em assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claris!
    Felizmente, nunca tive problemas com o meu domínio. O pessoal da Optical Host é suuuuuuper atencioso. Eles respondem tudo na hora e quando tive dúvidas de como instalar, entraram na minha conta e instalaram eles mesmos. Muita segurança também, viu? Mas agora que você já comprou o seu, o jeito é esperar, né... Quero dizer, talvez eles possam resolver o problema sendo domínio de outra empresa. Cobram R$10 para instalar. Não sei se dá, mas se você quiser tentar, o site deles é esse: http://www.opticalhost.com.br/
    Sobre a resenha, deu para notar o quanto você gostou. Particularmente falando, não acredito em milagres, mas acho essas histórias muito bonitas e tenho vontade de ler e assistir a "Morte e Vida de Charlie St. Cloud". O amor entre irmãos é uma das coisas mais puras da vida...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Claris! Eu desanimei com a leitura deste livro por ter achado o filme muito cansativo, mas lendo sua resenha fiquei mais animada. Acho que assim que tiver oportunidade vou ler sim.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amo esse livro de paixão. Gente, que perfeição !!
    Adoro o espiritismo (mesmo não curtindo NADA o gênero) amo o Charlie... Ai gente, é lindo.
    Sua resenha foi perfeita!!

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler o livro. Muita mesmo.
    De ver o filme também tenho vontade, mas não tanto.
    É uma pena você ter se decepcionado com o filme.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já vi o filme hihi, juro que nao entendi nada no final, mesmo assim é muito lindo! estou doida pra ler o livro


    docinhossalgados.tk

    ResponderExcluir
  9. Eu até já me interessei pelo livro numa época, mas depois de todo o frenesi pelo filme, acabei desistindo. rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito desse livro, pra mim tbm tornou-se um dos mais especiais.
    Ainda não assisti o filme, mas pelo trailler deu pra ter uma idéia que mudaram varias coisas, mas é sempre assim o livro acaba sendo muito melhor que o filme, já aconteceu varias vezes.

    ResponderExcluir
  11. Sou completamente apaixonada por este livro. É tão linda a relação de Charlie com o irmão Sam mesmo depois de sua morte, e o relacionamento de com a Tess é realmente magica e emocionante. Confesso que não gostei do filme que como sempre esta bem diferente do livro, apesar de Zac Efron estar realmente muito bem como Charlie.
    Beijos
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir