04 maio 2013

Resenha: Jogos Vorazes




Sempre tive muita vontade de ler essa trilogia, mas por sempre estar com outros livros na estante e pelo preço dos livros serem sempre mais alto dos que eu costumo comprar (aham, compro livros em promoção), sempre enrolei, mas assim que saiu o filme eu vi, e de cara já gostei muito, pois já conhecia mais ou menos como era o primeiro livro pelas resenhas que tinha lido. Quando minha madrinha me deu o livro, eu tinha A Seleção para ler, ai como já conhecia mais ou menos, deixei para ler depois, mas agora me pergunto o porque enrolei tanto! O livro é realmente viciante, você começa a ler e vai lendo, lendo, lendo... não cansa, é de uma ótima escrita, e os acontecimentos te puxam a continuar.




Jogos Vorazes
Suzanne Collins
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Tradução: Alexandre D’Elia

“Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”




Não vou falar muito porque acho que quase todo mundo já conhece a história, mas resolvi ainda sim fazer a resenha porque eu adoro distopia, e queria esse livro nos meus arquivos... então vamos lá!

A história se passa em Panem, país submetido a uma rígida ditadura comandada pela Capital - lugar onde pessoas ricas tem o pensamento voltado principalmente à estética, beleza, e extravagâncias -, que é o centro administrativo, e comanda os 12 distritos, sendo que cada um tem uma certa função para o sustento da capital. 

Anteriormente haviam 13 distritos, mas após uma rebelião feita contra a Capital, os poderosos destruíram o último para mostrar quem manda, e para evitar novos levantes, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população, onde uma garota e um garoto de cada distrito é colocado em uma arena para lutarem até a morte, o vencedor, assim como sua família, se tornam pessoas ricas e passam a morar em uma casa com todo o luxo que tiver direito. 

Quem narra a história é Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que vive no distrito 12, e que após a morte de seu pai, passou a ser o sustento da família através da caça ilegal, arrumando assim alguns trocados. 

Após sua irmã mais nova Prim ser selecionada para participar dos Jogos daquele ano, Katniss se viu obrigada a oferecer para participar no lugar dela, ao lado de Peeta, o filho do padeiro e que a ajudou em um momento muito importante, mesmo não sendo amigos. 

A história chega a ser violenta, com muita ação, muita luta, e com isso, mostra bem as diferenças entre as sociedades, as pessoas que tem tanto e que não importam com os outros, e os que tem  tão pouco e ainda procuram ajudar os necessitados. 

Uma das coisas que mais me marcou no livro é que Katniss pensava muito em como as coisas seriam retratadas para a capital, e para o público, ela pensava muito em como iria aparecer nas câmeras, e é uma coisa que o filme não conseguiu passar. 

O filme não é ruim, não é fraco, e é quase tão bom quanto o livro, mas o livro sempre será melhor, por conter todos os detalhes e ter mais história. 

Assim que acabei de ler já fui correndo comprar o segundo livro, não sei nem como recomendar, porque acho que a mídia mesmo já faz isso todos os dias... É UM GRANDE LIVRO!

Espero que tenham gostado, e para quem não leu, que a resenha tenha dado um incentivo a mais. Fica abaixo o trailer do filme para deixar quem já leu com um gostinho de saudade... 


Livro no skoob: Jogos Vorazes 
Nota:




8 comentários:

  1. Oi Claris!

    E mais uma pessoa lê JV e eu não rs..Eu preciso, necessito, mas queria comprar o box, sai mais em conta..Esses livros com ação e luta, eu gosto quando é bem detalhado, bem descritivo mesmo. Eu vi o filme, pois não iria aguentar ver só quando lesse, já pensou, não teria visto até hj rs.. Realmente o flme não trás muito dessa questão dela se preocupar com sua imagem perante a capitão e ao público..torcendo pra ver logo Em Chamas rs...

    Bom Domingo!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Ah eu estou louca pra ler a serie mas estou sem grana oh vida de leitora compulsiva e pobre rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também to enrolando pra ler esse livro. Sempre que quero comprar, outro livro me atrai e eu compro o outro, hahahaha. Esse mês pretendo ter vergonha na cara e ler :P

    Beijos, Jusst We.

    ResponderExcluir
  4. Aaaai Claris! Eu amei Jogos Vorazes, tanto livro quanto filme, ambos são muito bons, mas claro que o livro nos passa tudo com maior emoção, rsrs
    Adorei o Peeta, a Katniss.... são adoráveis e extremamente fortes.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente nem sei explicar o quanto eu AMO essa série.
    Foi uma das melhores leituras da minha vida!
    Adorei a resenha :)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
  6. Oi Claris! assim como você eu também compro livros em promoção e por isso ainda não li haha adorei a resenha! ahh! mas eu assisti ao filme! e gostei muito, estou ansiosa esperando pelo segundo filme e pela oportunidade de poder comprar jogos vorazes!
    beijos!
    P.S.: qualquer blogueiro pode participar do amigo secreto! quanto mais melhor! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Claris ,estou seguindo seu blog , muito boas suas resenhas , se puder dar uma olhada no meu também,e gostaria de tirar algumas duvidas referentes a um comentario eu que vi em outro blog, beijos

    http://rsavinonfotografias.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha.
    Agora pensando, faz tempo que estou para comprar a série, para ver se o livro é bom, pois o primeiro filme não gostei.



    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir