05 julho 2013

Resenha: Delírio



Devo confessar que estou tentando fazer essa resenha a um bom tempo e não sei por onde começar, acho que é o livro que mais tive dificuldades para escrever até agora, e não foi porque não gostei, eu gostei, e muito, mas não está fluindo... 

Delírio
Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Tradução: Rita Sussekind


“Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?”


 Eu procurei o livro pelo fato de ser uma distopia (adoro), e quando eu vi que falava sobre a cura do amor - conhecido como a doença amor deliria nervosa - eu fiquei bem interessada. Gente, eu tenho problema em amar, isso é um fato na minha vida, então eu TINHA que ler, e apesar de achar que realmente as pessoas perdem a razão quando estão completamente ‘apaixonadas’, eu conseguia sentir tudo que a Lena - nossa protagonista - sentia, a escrita fluiu muito bem e eu comecei a ficar com mil dúvidas de tudo o que eu sempre pensei! (isso está mais confuso do que eu imaginei...)
 
Lena tem 17 anos e mora em uma Portland de um futuro indefinido, onde o amor é considerado uma doença, e as pessoas são curadas quando fazem 18 anos através de uma intervenção cirúrgica. Depois de curada a pessoa fica completamente livre do deliria e pode ter uma vida normal (ou não tão normal, pois a pessoa perde um pouco dos sentimentos), mas em alguns casos, essa intervenção pode dar errado, e foi o que aconteceu com a sua mãe, e que deixou a história de sua família marcada pra sempre. 

Lena e sua melhor amiga Hana estão prestes a passar pela intervenção, isso a deixa preocupada e aflita, já Hana, só pensa em aproveitar o tempo que tem, se divertir e explorar coisas novas. Em meio a toda essa preocupação, elas conhecem Alex, um garoto mais velho que tem a marca da intervenção e que faz Lena repensar em tudo que acreditava desde pequena, a questionar tudo e todos. 

O livro trás tantos acontecimentos, ele te prende de uma forma que você quer ir sempre descobrindo o que mais pode acontecer, e muita coisa acontece, MUITA! A forma da escrita flui muito, apesar de em alguns momentos eu achar que ficou meio repetitivo na explicação do que a principal está sentindo, mas provavelmente é para mostrar como seria o efeito de uma pessoa com a doença e uma pessoa sem a doença. O livro é realmente bom, me fez repensar muita coisa, e me deixou com raiva, feliz, triste, tudo ao mesmo tempo! 

Não sei se a resenha ficou boa o suficiente para deixar alguém com vontade de ler, mas eu super recomendo, é uma história bem diferente das outras, vale a pena dar uma chance!

PS¹: Além de tudo a capa é maravilhosa, azul metalizada com um trabalho de lettering que fez a estudante de design aqui BABANDO!
PS²: Sou apaixonada pelos romances do Nicholas Sparks e vivo repetindo isso, meu problema com o amor vai muito além de acreditar nas escritas dele ou de qualquer outro autor, ou qualquer romance de filme, série, o que seja, enfim, nunca vou conseguir explicar.
  Livro no skoob: Delírio
Nota:

10 comentários:

  1. Estou ansiosa para ler esse livro, críticas e resenhas ótimas. Parabéns pelo seu blog.

    http://garotacomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris! Eu adoro a série Delírio e o primeiro volume é ótimo. Eu acho que a escrita da Lauren é muito boa, ela sabe dosar bens as cenas de ação, romance, e isso se reflete nas atitudes e pensamentos da Lena. E o que é o Alex, hein? Personagem divino!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Te entendo perfeitamente, sei muito bem quando acontece algum travamento em relação a algum livro, é beeeem tenso.

    Mas essa belezinha é uma das raridades que eu estou esperando, vamos ver.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro, que vergonha. u_u
    Gosto de distopias, mas não digo que é o tipo de leitura que mais amo. Acho que a distopia tem que me prender e ter algum diferencial. Sei lá. rs
    Adorei a resenha e me deixou sim com vontade de ler. haha
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente, esse livro te prende muito! Eu não tava dando muito por ele, mas quando comecei a ler, eu adorei! <3
    To bem ansiosa para ler a continuação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser ótimo!
    Não é a toa que muitas blogueiras falam dele, ótima resenha ;)


    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
  7. Eu também amo distopias, e acabei de comprar esse livro mas ainda não comecei a ler pq tem alguns na frente, mas eu adooro a capa metálica dele *-*
    E pela sua resenha vai ser uma leitura que não vou me arrepender!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou ótima! Deu tanta vontade de ler que tô acrescentando ele na estante do skoob. Adorei. Talvez fosse bom a gente se curar do amor, ao menos daqueles não correspondidos... rsrs
    Só dá pra entender melhor lendo, não é?

    P.S: Seguindo também

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Delírio sem dúvida é um dos meus livros favoritos! Aliás, desde que eu li "Antes que eu vá" virei uma super fã da Lauren Oliver!
    Adoro a escrita dela, que é mto cativante, e o jeito que ela descreve o sentimento, nos faz sentir também, né?
    Que bom que gostou de Delírio, e quando você ler Pandemônio vai ficar louca para ler Requiem logo, o que a Intrínseca deve enrolar um pouco a gnt ainda!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights
    http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler Pandemônio hoje, preciso de Requiem logo! Já vou começar a ler Hana para ir matando a vontade! *-* HAHAHA

      Excluir