21 agosto 2013

Resenha: A Menina Que Roubava Livros



O post hoje vai ser bem especial, li esse livro a um bom tempo e lembro que me marcou muito na época, peguei sem nem saber sobre o que se tratava, mas sabia que estava sendo muito comentado, e quando li não tinha o costume de ler resenhas para saber mais sobre as histórias dos livros. 

Como todos devem saber, A Menina que Roubava Livros será adaptado para o cinema, o filme estreia nos EUA em novembro e está previsto para chegar no Brasil dia 31 de janeiro. Com isso e com o lançamento do trailer, me empolguei resolvi postar aqui no blog uma pequena resenha sobre.


A Menina que Roubava Livros
Markus Zusak
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca


“A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.”


O livro conta a história de Liesel Meminger, que vive na Alemanha nazista. Sua mãe, uma possível comunista, não tinha condições de cuidar dos filhos, então os mandou para um lar adotivo para dar uma melhor vida a eles. Porém no meio do caminho à sua nova família, Liesel encontrou com a morte pela primeira vez; seu irmão, que já estava doente com uma terrível tosse e sem medicamentos adequados, não suportou e foi enterrado no meio do caminho, durante seu sepultamento, Liesel encontrou o livro O manual do coveiro, na época a garota ainda não sabia ler, mas o guardou como único vínculo da sua família biológica. 

Hans e Rosa Hubrmman se tornaram a nova família de Liesel, a relação era meio conturbada, mas ao longo das páginas podemos notar um amor especial entre eles, especialmente entre Hans, que virou o seu melhor amigo e foi quem ensinou a garota a ler. Mas o modelo de ensino na era Hitler era muito criterioso, as pessoas só podiam ler o que Füjer mandasse, então, Liesel buscou novas alternativas e foi atrás de novos livros.

A cidade era toda comandada por Hitler, seus soldados faziam uma fogueira e queimavam tudo que não era permitido por Füjer, isso é, muitos livros. Então foi daí que a garota começou a buscar novas histórias.

A Menina que Roubava Livros é uma grande obra, um livro realmente lindo e emocionante, uma história de amor muito diferente das outras, de um amor puro e verdadeiro. 

A história é narrada pela morte, e a escrita de Markus consegue te tocar de uma forma impressionante. 

Creio que escrevi pouco pelo o que a história tem a oferecer, mas sei que muitos já conhecem, e os que ainda não leram, que vá desfruta-la da forma que deve ser, saboreando cada momento mágico, triste e emocionante. 

Livro no skoob:  A Menina que Roubava Livros
Nota:


Confesso que a Liesel do filme é bem diferente da que eu imaginei quando li, mas pelo trailer, já posso dizer que vou me emocionar muito com a atuação de Sophie Nelisse. 

Nas primeiras imagens divulgadas podemos ver Geoffrey Rush e Emily Watson, que vão fazer o papel de seus pais adotivos Hans e Rosa Hubermann. E além deles, também podemos ver Max, interpretado por Ben Schnetzer, um judeu que encontra abrigo com o casal Hubermann, e Rudy, interpretado por Nico Liersch, uma das poucas crianças com quem a garota cria um vínculo de amizade. A direção do filme fica por conta de Brian Percival.



Quem já leu o livro e está animado para o filme?

18 comentários:

  1. Que resenha motivadora, flor! Adorei. Você é bastante sensível como leitora, não? Capta os sentimentos dos personagens com facilidade. ^^ Vergonhosamente tenho esse livro, mas nunca o li. Estou ansiosa para lê-lo antes do filme ser lançado. E que filme, né!? Parece que dessa vez a adaptação não decepcionará.

    Obrigada pela sua visita ao meu blog! Adorei o seu! O layout me agradou MUITO, adoro tons de roxo e adoro caveiras... *¬* Mas, sendo péssima com layouts acabei por pegar um pronto. Ele não me agrada completamente, devo ressaltar. :/ Faz parte.
    Estou te seguindo também! \õ/

    Beijo carinhoso =*

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Claris,

    Tenho esse livro a um tempão e acredita que ainda não o li? Mas felizmente, agora vou ser apressado pelo filme :-) Todo mundo fala tão bem dele.
    Legal o blog, to seguindo.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus livros preferidos! Adoro tudo que tem na história e esse com certeza, é um livro para se ter e de vez em quando dar aquela espiada nele, matar saudade dos personagens e chorar um pouco também. Estou muito ansiosa pelo filme e gostei de relembrar um pouco do enredo através da sua resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Claris! Tudo bem?
    Acredita que ainda não li esse livro? Após ler sua resenha, fiquei com muita vontade de conferir a trama. A adaptação também parece ser muito boa! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OMG realmente o livro deve ser maravilhoso. Cada resenha que leio tem mais elogios que a ultima! Eu já comecei a leitura do livro, mas tive uns problemas com o exemplar e nao consegui terminar. Vou ver se releio, desta vez ate o fim, antes do filme! Otima resenha, flor!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    O livro é simplesmente maravilhoso.
    Eu vi o trailer do filme e espero realmente que seja bem fiel, porque é muito perfeição para ser modificada.
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha!
    Ainda não li esse livro, mas pretendo ler logo pra depois assistir ao filme.
    Um beijão

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. Acredita que ainda não li esse livro? Quero muito, antes que saia o filme, que também fiquei bem interessada em assistir. :D
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse com certeza é um dos livros que mais desejo e logo, até porque vai sair o filme e eu quero ler antes, para ter minha visão da história, o livro parece ser mesmo emocionante, adorei o trailer, não vejo a hora de assisti-lo.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A Menina Que Roubava Livros é um dos meus livros favoritos, não sai da minha cabeceira ^^
    E aproveito para convidá-la a opinar na minha pesquisa de opinião sobre amizades virtuais.

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Claris!! amei a sua resenha! parabéns *-* o livro é emocionante, e sempre que alguém fala dele a gente sente a emoção refletida nas palavras da pessoa, não tem como né?! Eu já vi o trailer várias e vezes e já fiquei com os olhos marejados :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Quer lê-lo o mais breve possível, preciso!
    http://revolucao-geek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gente, estou apaixonada por esse book trailer. Um dos mais lindos até agora :D
    Com ctz vou ler este livro em breve pq todo mundo fala tao bem que fico até com vergonha de nao ter lido ainda xD
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que ainda não li o livro? Mas vou ler ainda, ainda mais que está para sair o filmes dele. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  15. Oi Claris! Eu sou fã deste livro, até hoje ele consegue me fazer chorar, quando vi o trailer do filme a emoção veio com tudo. Eu achei a menina do filme, na verdade , todo o elenco muito arrumado, no livro eles erão tão pobres. Enfim, é uma bela história.Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, mas estou louca atras dele!
    Parece ser uma história e tanto!

    Beijos,
    Marcela
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/
    Esta rolando uma promoção do livro Garota, Interrompida!

    ResponderExcluir
  17. Louca pra ler o livro e assistir o filme

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou muito curiosa, ainda pra mais agora que o filme será lançado.
    Já estou seguindo *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir