19 setembro 2013

Resenha: O Teorema Katherine



Bem, venho trazendo um post rápido com a resenha de um livro que li a um tempinho porque estou bem apertada nessas últimas semanas com a faculdade, mesmo pegando poucas matérias ainda estou com muitos trabalhos para fazer e provas para estudar... então é isso! E aproveitem e participe da promoção Ressaca Literária Pós-Bienal e do Concurso Cultural Os Imortais!


O Teorema Katherine
John Green
Editora: Intrínseca
Tradução: Renata Pettengill

“Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.”


Antes de tudo, devo confessar que criei grandes expectativas a respeito desse livro depois que surgiu uma bomba de comentários maravilhosos a respeito de John Green na internet com a emocionante história de A culpa é das estrelas, não li esse livro por sinal, mas esperei uma grande história – não emocionante – de O teorema Katherine. Pois bem, sempre que crio grandes expectativas acabo me decepcionando, e dessa vez não foi diferente...

O livro conta a história de Colin Singleton, um menino prodígio egocêntrico que tem uma queda por garotas chamadas Katherine, mas não é qualquer Katherine, é apenas uma coincidência na vida dele. 

A história começa com o pé na bunda que décima nona Katherine deu à Colin, e para animar os ânimos e em busca de novas aventuras, ele e seu melhor amigo Hassan, partem para uma viagem de carro sem destino, até que encontram uma pequena cidade chamada Gutshot no grande estado do Tennessee. Nessa cidade os dois ficam amigos de Lindsey, uma garota bem divertida, cheia de personalidade e que é apaixonada pelo seu namorado, que por coincidência, chama Colin. Os dois passam a ser hospedes na casa de Lindsey, e também arrumam um emprego na cidade, onde vão conhecendo novos amigos, novas histórias sobre o passado das pessoas que vivem lá, e passam por diversas aventuras. 

Em meio a toda essa experiência de vida, Colin anda sempre com um caderninho onde bola um teorema para prever a duração de um relacionamento baseando no seu longo histórico de relacionamentos com as Katherines.

Não achei o desenrolar da história chato, mas não achei um livro extraordinário. Existem partes engraçadas, partes matemáticas e partes de curiosidades. John Green soube dosar a parte didática muito bem, devo confessar, e eu adorei a maioria das notas nos rodapés, mas para mim ficou faltando alguma coisa na história, algum ponto forte, a leitura fluiu muito bem, mas do início ao fim foi a mesma coisa, não teve um momento de expectativa, o que me decepcionou muito. O único ponto alto pra mim foram as partes alternadas entre o desenrolar da história e as partes com o passado de seus relacionamentos. 

Fora um fato que me incomodou muito, Colin não é a pessoa mais legal do mundo (mas também não é a mais chata e insuportável), mas conseguiu namorar 19 garotas! Não pesquisei melhor sobre esse livro, e sei que essa parte cultural é diferente, que lá eles aceitam como namoro qualquer tipo de relacionamento, o que é BEM diferente daqui, e que também usam o mesmo termo para encontros, namoros e afins; então não sei se ele realmente estava falando que namorou uma garota por algumas horas ou se foi da tradução... achei isso um exagero desnecessário, sério, pra que uma pessoa com a idade de Colin já tem 19 namoradas na lista, e todas com o mesmo nome? Era pra chamar a atenção? Não sei, mas pra mim isso não funcionou. 

Não é um livro ruim e com uma história ruim, é até divertido, mas não superou minha expectativa, e infelizmente devo falar que não funcionou tão bem pra mim.

Livro no skoob:  O Teorema Katherine
Nota:


13 comentários:

  1. Eu amei sua resenha... Sério que não é tudo isso que geralmente a gente veja nos comentários?? Seria um algo mais ou menos então... É bom ler uma opinião diferente da maioria que vemos por ai, geralmente eles dizem que é ótimo, perfeito e tudo mais... haha

    Beijos.
    garotaeseuslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Claris, acho que é super normal a gente se decepcionar quando cria expectativas altas demais. Não é porque um autor escreve um livro que toca que conseguirá sempre manter esse padrão. Ainda não li nada do John Green, e pretendo ler sem grandes expectativas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Então o Colin tem um problema de aceitação por ser muito inteligente ele pensa diferente e não consegue manter seu lado social, acho que por isso ele ficou tão obsessivo com as Katherines como se só elas pudessem aceita-lo e faze-lo feliz, o problema de criar expectativas é que as vezes não são superadas por isso sempre imagino que o livro pode ser ruim ai ser for bom estou no lucro rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entendo, mas o que me incomodou ai foi um garoto como ele, na idade dele, já ter ‘namorado’ 19 garotas... HAUSHAUSH masoq

      Excluir
  4. Com sinceridade eu não consegui me interessar pelo livro nem pela sinopse, pode até ser engraçado, mas com certeza não seria um livro que eu leria.

    Beijos e como sempre adorei a visita no blog

    Isis Silva
    www.felicidadenoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Passando para desejar uma ótima quarta para você!
    Super bjks ♥
    Blog Carioca Básica

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, sua resenha só reforçou um pouco do que eu achava... não me interesso muito pelos livros do Jonh. Claro, entendo porquê tantos o adoram mas só acho que a literatura dele não faz meu estilo, assim como ela também não deve fazer muito o seu rsrs'

    Amei a resenha! Bem sincera e vai direto ao ponto :)
    Beijos
    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aiai, louca pra ler esse livro. ;-; Parece tão tão bom! <3
    Ainda mais sendo John!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Interessante sua resenha! Eu não conhecia o livro. Gostei muito do seu cantinho e estou seguindo. Se puder me seguir tb ficarei muito feliz com sua visita. Beijos http://dayanexc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Claris, tudo bem?

    Aiii eu adorei esse livro justamente por ele ser bem diferente de A Culpa é das Estrelas. Claro, o humor meio ácido do John permanece em ambos, mas eu adorei. Me apaixonei pelo Colin e pelo Hassan. Depois de lê-lo, fiquei atrás do meu momento eureka, mas ele ainda não veio uahuahuahuahua

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oieee =)
    acredita que ainda não li nada desse escritor? E.T eu |:
    Gostei muito da tua opinião, creio que irei me sentir como você, mesmo assim quero está lendo, já sei que não é para está com muita expectativa ou ir com sede ao pote ou ficarei chateada.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  11. Nunca li mas parece bom! Adorei a resenha.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir