06 setembro 2013

Resenha: Orbis

Fiquei de postar essa resenha antes, mas fiquei quatro dias sem internet em casa e depois tive que fazer o post com a promoção e acabei me enrolando, mas, finalmente no ar!

É uma resenha especial, já que o próprio autor Aurélio Mendes entrou em contato comigo divulgando o livro, ele ofereceu e me mandou o e-book para a resenha, apesar de não gostar muito de ler livros pelo computador, quando li a sinopse eu fiquei bem curiosa e resolvi dar uma chance, o que foi muito bom, já que gostei muito do livro.



Orbis
Aurélio Mendes
Editora: Clube do Autores (livro independente)
Tradução: -

“Num futuro, nem tão distante, nem tão próximo, a humanidade atinge seu sumo progresso de civilização. Uma sociedade regida por um governo onipresente e onipotente ao nome do desconhecido Pai. Um mundo onde as diferenças mostravam-se pelas castas genéticas. Cada indivíduo sabia seu papel determinante como organismo social. Os corpora governavam, os caput e cistam trabalhavam e os armas zelavam pelas funções dos excluídos. Numa Terra devastada por uma Terceira Guerra Mundial, onde o Estado reduzia-se numa função de colônia. Musin, um caput, se vê acometido por um sentimento do qual não conseguia explicar. Na busca por respostas sobre se aquilo se tratava de uma mudança ou o começo de uma loucura, Musin acaba descobrindo certos segredos ocultos daquela sociedade e percebe que nem tudo aparenta ser o que é. Uma história sobre o significado do papel de um homem na mudança da história da humanidade. Um contato com uma população não derivada daquele progresso começa a fazer Musin conhecer a chave do questionamento. Orbis, uma obra que lhe fará questionar o mundo a sua volta nos moldes de Huxley e Orwell.”




Orbis é uma distopia que passa em um futuro onde a sociedade é regida pelo governo do Pai, o criador de tudo. Graças ao controle genético, a humanidade não depende mais da natureza para evoluir, as pessoas foram modificadas e separadas por castas genéticas, cada qual possui sua função na sociedade, tudo comandado por um verdadeiro controle. 

As pessoas eram criadas com um objetivo e seguiam com essa ideia, as pessoas que pensavam diferente ou iam contra o poder do Pai, eram mandadas para a Exoría, uma espécie de prisão. Isso é, as pessoas não tinham liberdade, pois também não tinham conhecimento do que havia acontecido tempos antes. 

Depois da Terceira Guerra Mundial, o planeta passou a ser dividido por colônias ao invés de países, e a história se passa na colônia de Andrômeda. Quem narra o livro é Musin, o responsável pela subdivisão de “cotas” de nascimento do Grande Conselho, e que até um certo dia, vivia seguindo sempre as mesmas ordens, até que ele passou a sentir coisas que nunca tinha sentido antes, e passou a acreditar que havia algo mais nas pessoas. 

A partir dessa curiosidade, Musin buscou respostas a esses sentimentos e acabou encontrando o livro Diário da Origem da Realidade, que conta relatos do que acontecia durante o início dessa Terceira Guerra Mundial que aconteceu no ano de 2013. Em meio ao choque, Musin descobriu que o motivo da guerra não foi apenas sobre a água, mas havia uma razão extra oficial. 

Em busca de novas respostas Musin vive grandes aventuras; é uma história que envolve ação e romance, e que consegue prender o leitor. Gostei muito da mistura do tempo, o livro inicia em 2045, passa por 2011, conta como foi em 2013 e depois já estamos em 2102! Apesar de parecer loucura, a história é toda bem elaborada e tudo faz sentido, e o melhor, as coisas vão se encaixando sem ficar meio óbvio. 

Eu gosto muito de distopias e posso falar que essa foi uma grande história! Só achei que tudo aconteceu muito rápido e as vezes tive que reler alguma parte para pegar o que realmente estava acontecendo, mas provavelmente foi pelo fato de ter lido pelo computador. Gostei muito e indico a todos que gostam de distopia e de muita ação.


Livro no skoob: Orbis
Nota:




O livro foi lançado de forma independente no Clube de Autores, e se você tiver curiosidade, pode adquirir sua cópia aqui. A obra foi indicada ao IV prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea, clique aqui e dê sua nota para a capa e para a sinopse! 

Espero que tenham gostado e até a próxima! :)


11 comentários:

  1. Nossa, que confusão!
    Confesso que não gosto muito de livros de aventura, não sei, goto da tranquilidade rs
    Mas esse parece ser bom né?
    Sua resenha foi muito boa!

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas amo distopias ♥
    Parece ser uma história muito boa, mas ao mesmo tempo não senti aqueela curiosidade...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li mas parece bom! Adorei a resenha.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é bem dark, não gosto muito de livros assim. Ele tem que ser muito bom mesmo para me ganhar.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esse gênero não me chama muito atenção... Mas com a sua resenha, até que eu gostei hahaha

    Seguindo aqui e eu amei seu blog... Se puder retribuir, eu ficaria muito feliz ^.^

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: nos vemos lá no meu cantinho?

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, muito boa
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
    Tem sorteio no blog, PARTICIPE

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Não conhecia ainda esse livro, gostei da sua resenha e fiquei bem curiosa pela leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  8. Oi Claris! quanta confusão né haha eu não curto muito distopias, não conhecia o livro, mas a capa chama bastante atenção e a sinopse parece ser interessante! sucesso para o autor!
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da resenha e fiquei muitooo curiosa com o livro...

    Beijosss

    Isis Silva

    www.felicidadenoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e a história do livro é super interessante. Parece ser uma ótima distopia! *-*
    Beijinhos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir