02 novembro 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida



Amanhã o blog completa um ano, eu estava planejando várias novidades, mas essas duas últimas semanas da faculdade foram dedicadas a trabalhos e provas, e mesmo fazendo poucas matérias eu estou realmente apertada de coisas para fazer... estou extremamente chateada com isso, mas então resolvi fazer a comemoração do aniversário no próximo mês! Acho que já estarei com o domínio pessoal do blog e promoção no ar, então é só aguardar!

Para hoje trago a resenha de um livro que li a pouco tempo, O Lado Bom da Vida. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas resolvi ver o filme primeiro, gostei, mas não achei isso tudo que todos estavam comentando, e isso me animou mais para ler o livro e saber como a história realmente é...


O Lado Bom da Vida
Matthew Quick
Tradução: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
“Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.”


A história conta a vida de Pat, um ex-professor que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica, e acha que passou pouco tempo nesse lugar ruim. Pat não lembra qual o motivo de ter ido parar nessa instituição, e a única coisa que se preocupa agora é que sua mulher Nikki pediu um tempo na relação, e ele quer fazer de tudo para mostra-la que é uma pessoa melhor.

Achei o inicio da história bem entediante e sem graça, mas o desenrolar conseguiu me conquistar. Pat vê sua vida como um filme, e para ele, sempre há um final feliz. Ele espera reconquistar Nikki, e chegar ao final feliz de sua história. Mas como nós sabemos, até mesmo em histórias de final de feliz, nós passamos por muitas dificuldades, e com Pat não foi diferente, ele passou por vários conflitos e problemas, mas sempre procurava ver o lado bom da vida nas coisas. 

O mais interessante na história foi a possibilidade de imaginar o que se passa na cabeça de pessoas com transtornos mentais, sentir esses conflitos e perceber como pode ser difícil uma coisa tão simples. 

Achei a narrativa do Matthew muito boa, mas às vezes sentia que a história não estava desenvolvendo e que algumas partes poderiam ser reduzidas e algumas aumentadas. Eu sou fã de esportes e curto futebol americano, mas as vezes achei que o livro estava mais focado na temporada do Eagles do que na própria história. 

O livro é bonito e comovente, nos mostra que por mais difícil que as coisas sejam, sempre existe um lado bom. Recomendo a todos!


 Livro no skoob: O Lado bom da Vida
Nota:

12 comentários:

  1. Nunca li mas parece ser bom! Adorei a resenha, ficou ótima.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Ah parabéns adiantado ao blog flor! :D quanto ao livro, já assisti ao filme e adorei, quero muito ler o livro apesar das ressalvas.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem??
    Vim aqui conhecer o seu cantinho e achei super lindo... amei a caveirinha de canto, amo caveiras rsrsrs. Amo a cor lilás também. Ah gostei muito de sua resenha. Ela foi simples mas foi muito bem elaborada. Tenho uma imensa vontade de ler esse livro. Mas vai ficar somente para ano que vem kkkkk. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhh esqueci de dizer estou seguindo o blog com muito carinho e a fanpage tb. Quero saber se vc tem interesse de fechar parceria. Se tiver me passa a sua política por email sem esquecer de colocar o link do blog no email rsrsrs. Meu email: diana.canaverde30@gmail.com Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Claris, tudo bem?
    Bom, teve uma época em que estava louca para ler este livro, mas lendo uma resenha e outra ali, comecei a perder o animo. Olha para se ter uma ideia nem o filme eu tenho vontade de ver.
    Eu acredito para as coisas ruins que acontece em nossa vida, sempre havera o lado bom, ta ai o nome do livro, mas a premissa dele, a historia, bom não me conquistou.
    Não digo que não vá ler, mas vou deixar esta leitura para bem mais distante.
    Adorei a resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu adorei esse livro muito mais que o filme, é legal mais eles forçaram demais e mudou todo o sentido do livro!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Jura que não gostou do filme? Eu amei!!! rs
    To sem tempo para ler, por isso nem li... Mas como smp é melhor que o livro, acho que vou amar quando ler!

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou maravilhosa, já li e mais que recomendo ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, minha flor! Adoro seu jeito de escrever, sabia? :)
    Eu gostei da resenha. Tenho o livro desde que lançou, mas ainda não li. Então, há algumas semanas assisti ao filme e a-do-rei! Achei muito legal. Apresentava claramente as dificuldades que o transtorno de humor pode causar, especialmente quando a família é tão disfuncional como a do Pat. Ao mesmo tempo, porém, de forma doce (somente como a vida pode ser algumas vezes) traz o amor e quão bem ele nos faz. :)
    Com certeza lerei o livro, apesar do seu início ser entediante como você mencionou (rs).
    Beijo =*

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. eu só vi o filme, mas tenho muita curiosidade para ler o livro, deve ser realmente comovente! linda resenha
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Só vi o filme, mas gostei bastante. Quero ler o livro, pois vivem falando que ele é bem melhor que o filme...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir